suicidios envolvendo o fumo
A associação dos Fumicultores, porém, diz que hoje o composto é pouco usado. Uma pesquisa da Unicamp e de uma universidade local sobre o tema apontou que não havia relação entre as mortes e o uso do material na lavoura.
Na cidade de 69 mil habitantes, o tema é um tabu. A explicação comum é a forte influência da cultura alemã e seus padrões de auto exigência. Cerca de 10% dos leitos do principal hospital (São Sebastião Mártir) local são destinados a psiquiatria. Nos últimos anos, a prefeitura começou a investir em um programa de prevenção baseado em internações e grupos de ajuda
Através da observação dos casos de suicídios, pode-se constatar que há certos fatores que estão relacionados a uma maior ou menor probabilidade de cometer o suicídio. Por exemplo, as mulheres tentam o suicídio 4 vezes mais que os homens. Isso se explica pelo fato de os homens utilizarem métodos mais agressivos e potencialmente letais nas tentativas, tais como armas de fogo ou enforcamento, ao passo que as mulheres tentam suicídio com métodos menos agressivos e assim com maior chance de serem ineficazes, como tomar remédios ou venenos.
Além disso, uma pessoa que já tentou cometer o suicídio anteriormente tem maior risco de cometê-lo.
A idade também está relacionada às taxas de suicídio, sendo que a maioria dos suicídios ocorre na faixa dos 15 aos 44