Saude Mental
Toda a pesquisa deu-se com o objetivo de compreender a evolução histórica e a situação atual do cuidado em saúde mental na criança.
2.1 Saúde Mental da Criança
Quando falamos em saúde, raramente pensamos na saúde mental ou bem estar emocional das crianças. Em um mundo cada vez mais atribulado, com uma sociedade gradativamente competitiva, os problemas do bem estar emocional ou a saúde mental das crianças, está ameaçado.
O cuidado com a saúde da criança tem sua historia entrelaçada aos acontecimentos sócio-politico-econômico que norteiam a historia da humanidade. A infância passou a ter importância para os serviços de atenção em saúde a partir do século XVIII, com isso teve estudo objetivo no qual compreendeu a evolução histórica e a situação atual na saúde mental da criança.
É preciso perceber que é necessária uma avaliação minuciosa dos sinais e sintomas apesentados pela criança a fim de estabelecer um diagnostico de saúde mental.
A saúde mental na criança tem recebido devido a sua atenção, pelo menos no que se refere a instituição de serviços especializados para atendimento de crianças em sofrimento psíquico..
Todavia, a equipe precisa refletir acerca das praticas a serem implementadas ao cuidado com a saúde mental na infância a fim de proporcionar qualidade no atendimento a essa clientela.
(http://www.fag.edu.br/admfag/php/arquivo/1322653507.pdf)
2.3 Principais doenças mentais que acomete
Transtornos invasivos do desenvolvimento (condições pertencentes ao espectro do autismo)
Os sintomas mais pertencentes ao espectro do autismo, ou transtornos invasivos do desenvolvimento, pode ser bem observados depois dos 2 (dois) anos de idade.
São 3 (três) os principais sintomas do transtorno invasivos do desenvolvimento. 1) repertorio limitado de atividades, interesse e comportamentos; 2) comprometimento do desenvolvimento da linguagem verbal e não-verbal; 3) pobre ou nenhuma interação social, incluindo contato visual. Para os pais e pediatras,