Sugestão procedimento para preenchimento de cápsulas duras (encapsulação)
CÁPSULAS DURAS (ENCAPSULAÇÃO)
Página 1 de 2
Tampa
Corpo
Pó
1. Status de Revisão
Elaborado por:
Nº revisão: 00
Aprovado por:
Data: ___/____/______
2. Objetivo
Definir o procedimento para o preenchimento de cápsulas duras com misturas de pós, utilizando aparelho encapsulador manual.
3. Definições :
Cápsulas duras: são invólucros que apresentam forma cilíndrica, arredondada nos extremos e são formadas por duas partes abertas numa extremidade, com diâmetros ligeiramente diferentes, devendo os seus extremos abertos encaixarem-se um ao outro. As duas partes constituintes das cápsulas duras são o corpo, porção longa e mais estreita, e a tampa, porção curta e mais larga (ver figura 1).
Figura 1.Partes constituintes da cápsula dura.
Encapsulador manual: aparelho composto pela base e placa superior perfurada. Existe uma placa para cada dimensão de cápsulas (para cada número de cápsula).
O encapsulador manual é composto ainda por alguns acessórios, como espátula espalhadora de pó, limitador de campo de encapsulação, bastões para regulagem de altura da placa e compactador de pó (socador).
4. Procedimento
4.1. Selecionar a placa perfurada correspondente ao tamanho de cápsula utilizada.
4.2. Encaixar a placa sobre a base do encapsulador. Colocar uma haste para regulagem da altura da placa, de cada lado da base, de acordo com o tamanho de cápsula utilizado.
4.3. Caso o número de cápsula a ser preparada seja menor que a capacidade total da placa, utilize o limitador de campo da placa.
4.4. O técnico deverá observar na ficha de manipulação a cápsula que será utilizada (tamanho, cor, etc).
4.5. Preencher os orifícios da placa do encapsulador com as cápsulas fechadas vazias, de acordo com a quantidade solicitada na ficha de manipulação.
POP Nº 2
SUGESTÃO PROCEDIMENTO PARA PREENCHIMENTO DE
CÁPSULAS DURAS (ENCAPSULAÇÃO)
Página 2 de 2
4.6 Inserir o corpo da cápsula no orifício de forma que