Crítica do livro "a última música"
Macaé
14 de setembro de 2011
CRÍTICA SOBRE A ADAPTAÇÃO DO LIVRO “A ÚLTIMA MÚSICA” PARA O CINEMA
Isabela Nichele*
RESUMO
Este artigo trata de mostrar, de forma objetiva, a adaptação de um livro para o cinema, no caso, o livro “A Última Música” de Nicholas Sparks. Apresentando prós e contras sobre tal enquadração.
Palavras-chave: Nicholas Spaks. Romance. Crítica.
______________________________________________
*Isabela Nichele
Aluna da 3ª série do ensino médio regular do Colégio Barroco Lopes
1- INTRODUÇÂO Para fazermos uma crítica sobre a adaptação de um livro para o cinema, é preciso termos conhecimento de ambos, para então compará-los e julgá-los. Devemos realizar pesquisas e buscar informações em fontes experientes, como por exemplo, em críticos renomados. Obtemos informações valiosas e opiniões importantes para o desenvolvimento e conclusão de tal crítica, abordando as diferenças entra livro e filme, o desempenho dos atores, o trabalho dos diretores e roteiristas e também analisando a proposta transmitida por ambos.
2- DESENVOLVIMENTO - 1ª PARTE 2.1) Mudança no foco do enredo No livro observamos claramente que a história foca na relação conturbada de pai e filha, na qual consiste em sentimentos de mágoa, raiva e arrependimento, ambos tentando lidar com seus erros e encarar a realidade. Porém o filme focaliza uma ideia diferente, deixando o conflito familiar em segundo plano e destacando o romance adolescente que, na ideia inicial do livro, era apenas um bônus na história. 2.2) Pouco aprofundamento de importantes personagens Após a leitura do livro percebemos, no filme, a omissão de cenas importantes para a construção da história, o que leva a exclusão e ao pouco aprofundamento de personagens