Suelen
COLÉGIO GANDHI
CURSO TÉCNICO EM RADIOLOGIA
AS ALPICAÇÕES DAS RADIAÇÕES
IONIZANtes
SANTA MARIA – RS
2012
1 O QUE É RADIAÇÃO IONIZANTE
A radiação ionizante é definida como aquela capaz de arrancar elétrons de átomos e molécula, produzindo íons, radicais e elétrons livres na matéria que sofreram a interação. A ionização se deve ao fato das radiações possuírem energia alfa, o suficiente para quebrar as ligações químicas dos elétrons dos átomos após a colisão. Assim podendo danificar nossas células e danificar nosso material genético, causando doenças graves como, por exemplo, câncer e levando levar até a morte.
2 GERAÇÃO DE ENERGIA
A geração de energia também pode ser formada através de radioisótopos, que também pode ser utilizada como elemento para gerar energia térmica e elétrica, nos reatores nucleares que também fazem parte dessa energia podem-se gerar até 1300 megawatts por unidade. Os reatores que usam fissão em cadeia baseiam-se na transformação da energia cinética dos fragmentos em calor dentro do elemento combustível. Assim dessa forma sua radioatividade não contribui para o processo de geração de energia. Mas se seus fragmentos não fossem radioativos poderiam ser transferidos para pastilha de urânio enriquecido e sob forma de calor, o reator poderia talvez ser considerado uma maquina perfeita de geração de energia, mas isso não ocorre pois a muitos dispositivos necessário para blindar as radiações.
Como pode se observar o reator é um gerador termo-elétrico de energia, onde a fonte de calor esta situada dentro do vaso de pressão, ao invés de ser proveniente da queima de gás, carvão ou óleo, como nas usinas convencionais o calor vem da reação nuclear de fissão. Devido ao baixo nível de enriquecimento do U-235, o reator nuclear nunca pode explodir como uma bomba atômica, pois esta tem um nível de enriquecimento isotópico acima de 90%. Mas a necessidade de um procedimento de licenciamento e inspeção e manutenção da