suelen
Negociação nada ais é do que um diálogo entre amigos, familiares, colegas de trabalhos que discutem com objetivo em comum para corrigir problemas ou conflitos existentes. A negociação pode ser praticada tato para resolver questões pessoais, como questões profissionais, em ambientes políticos, comerciais, gerenciais, jurídicos, trabalhistas, dentre outros.
Negociação é o processo de buscar aceitação de ideias, propósitos ou interesses visando ao melhor resultado possível, de tal modo que as partes envolvidas terminem a negociação consciente de que foram ouvidas, tiveram oportunidade de apresentar toda a sua argumentação e que o produto final seja maior que a soma das Contribuições individuais. (JUNQUEIRA, 1986, p. 5) Para se obter sucesso no ramo da negociação é preciso acima de tudo saber se comunicar bem, pois é através do diálogo que conseguimos fazer com que o interlocutor entenda o queremos dizer, para se chegar a um bom diálogo deve-se estudar muito bem o tema da discursão afim de se familiarizar, ter um bom planejamento do que se vai falar para que o mesmo não se perca no meio da discursão, levantar hipóteses ter estratégias, executa-las e saber manter o controle.
Uma negociação normalmente é originada de uma situação ou problema ocorrido no passado, visando uma solução para o presente ou futuro. A partir desse problema começa-se uma discursão com o intuito de solucionar esse problema, mas para que isso ocorra é necessária à participação de duas ou mais pessoas envolvidas e interessadas em negociar para que jutas elas possam solucionar o problema e chegar a um acordo favorável.
Mas para se chegar a solução desses problemas temos que ter em mente que precisamos levar em consideração esses fatores:
Interesse em negociar- As partes envolvidas precisam estar interessadas na negociação, de outro modo, ele nunca se concretizará.
Estratégias de Negociação:
Seja um bom ouvinte
Nesse ramo é muito bom saber ouvir tudo o que a outra