Sucessão ecologica
Módulo I
Com base na Resolução do CONAMA 266/99, o módulo I encontra-se em transição do Estagio Inicial de Regeneração da Restinga Arbórea para o Estágio Médio de Regeneração pois apresenta predomínio de estrato arbustivo-arbóreo, com altura média de 4 – 5m e DAP médio de 4 – 5cm, no entanto há inexpressiva presença de epífitas, com presença de lianas (trepadeiras) em baixa diversidade, serrapilheira descontínua e pouco espessa, predomínio de arbustos e a presença de algumas espécies características do estágio médio de regeneração.
Módulo II
Este módulo apresenta características do Estágio Inicial de Regeneração da Restinga Arbórea – CONAMA 261/99 - pois há a inexistência de estrato arbóreo; a serrapilheira existente apresenta-se em fina camada. O diâmetro de vegetação é bastante reduzido com presença de herbáceas.
Módulo III
Neste módulo há ocorrência do desenvolvimento de um estrato sub-arbustivo, com predominância do estrato herbáceo, com presença de serrapilheira formada por acículas, sem a presença de hepífitas, com presença de trepadeiras prostadas e algumas espécies como a Tinouchina sp. e Dodonea viscosa. Todas essas características estão inseridas na Resolução do CONAMA 261/99 como Estágio Médio de Regeneração da Restinga Arbustiva.
Referência Bibliográfica
RESOLUÇÃO CONAMA, nº 261, de 30 de junho de