Sucateamento
Segundo Michaelis, sucateamento vem de sucata, que siginifica:
1 Ferro ou objeto de ferro tornados imprestáveis pelo uso ou pela oxidação, os quais são reaproveitados depois de refundidos.
2 Quaisquer objetos metálicos velhos e sem valor, e retalhos, resíduos, limalhas e fragmentos de metal, aproveitados na fundição.
3 Quaisquer objetos velhos, retalhos, resíduos, limalhas ou fragmentos aproveitados como matéria-prima: Sucata de borracha.
4 Depósito de ferro velho.
5 por ext Aquilo que está inutilizado, ou que tem pouco valor.
Na gíria corporativa é mais ou menos assim também, sucateia e gera os insumos necessários para venda ou alguma grande mudança. Como sabemos, prática muito comum em empresas públicas!
"É o que vai acontecer aqui!" comentou com Alemir, seu colega da TI. "Não, ela não veio para isso, a empresa não deixaria". "É batata! To te falando...", insistia.
O Paraíso
A TI daquela industria sempre se destacara no mercado, ganhava prêmios pelas inovações implementadas e pelo arrojo na adoção de novas tecnologias . Isso era raro naquele tipo de negócio. Os sistemas e infraestrutura de uma indústria precisavam ser consistentes e estáveis para garantir a operação, mas mesmo assim o antigo CIO conseguia. Ano sim, ano não, estava ele entre os TOPS do país.
A contrapartida eram os investimentos em TI para sustentar as inovações, precisavam ser altos e constantemente e nem sempre geravam boa percepção dos usuários internos e da alta direção.
Mas para os técnicos era o mundo perfeito. Tinham dois Datacenters de Nível 5, os melhores ERPs de mercado, storages de ponta com Teras de dados armazenados, estruturas complexas de banco de dados, ADs, SSO, aplicativos internos em C, Java, ,Net, ou seja, o paraíso perfeito para todos os tipos de Geeks e Nerds.
Lógico, orgulhava-se de ter contratado cada um de seu time de cerca de 80 pessoas e fazia questão de sempre dizer isso. Talvez fosse por isso que todos achavam sua postura,