Caso dos Irmõs Naves
Lohranna Ap Abreu Ferreira1
O caso dos irmãos naves
O filme tem como protagonistas dois humildes irmãos, Sebastião José Naves e Joaquim Rosa Naves, a história se passa na cidade de Araguari/MG em 1937. Sebastião tem um sócio que se chama Benedito Pereira Caetano, que no dia 29 de Novembro de 1937 deixa a cidade de Araguari sem avisa ninguém com destino ig2norado, levando com ele noventa contos de reis.
E então os irmãos procuram Benedito em vários lugares, o primeiro dele foi na casa de uma mulher onde Benedito costumava passar algumas noites, e não o encontram em nenhum lugar e então decidem comunicar a policia , que imediatamente pede pra eles irem ao sitio do pai do Benedito.
A mulher e o pai do Benedito são chamados para depor. A mulher diz que conhecia Benito de todos os jeitos e ele que às vezes passava a noite com ele, que ele era bastante pão duro e queria “amigar” com ela, só que ela não quis, já o seu pai disse que já não tinha contato com ele há algum tempo, mais de dois meses, que voltaria pra casa depois da colheita do arroz, ele, sua esposa e seu genro emprestaram dinheiro para Benedito no total de cento e dezesseis conto de reis pra comprar o arroz.
Os irmãos contam que os últimos momentos com Benedito foi à festa de inauguração de uma ponte, entre Araguari e Goiás. Joaquim explica que depois da comemoração, jantaram em casa e o primo resolveu sair para passear no parque de diversões, levando todo o dinheiro.
Poucos dias depois o delegado que estava responsável pelo caso é substituído pelo tenente militar Francisco Vieira Dos Santos que vinha de Belo Horizonte. A mãe dos irmãos naves vai à delegacia para dizer que o seu amigo José Prontidão viu um homem parecido com Benedito em Uberlândia carregando uma mala e que eles tinham quase certeza que era ele.
Logo o tenente começa a formular que os irmãos poderia