substância polar apolar
Objetivo 2
Introdução Teórica 3
Procedimento 5
Material 5
Procedimento 5
Esquema de aparelhagem 5
Questionário 6
Qual foi a porcentagem de álcool encontrada em sua amostra de gasolina? 6
O método utilizado para encontrar a porcentagem do álcool na gasolina foi preciso? Por quê? 6
Encontre a legislação vigente sobre a porcentagem do álcool na gasolina e compare com o resultado da sua amostra. 6
Bibliografia 7
Objetivo
Introdução Teórica
Solventes Polares a Apolares
A capacidade que as ligações possuem de atrair cargas elétricas se define como Polaridade. A polaridade das moléculas orgânicas é definida pela diferença de eletronegatividade que se estabelece entre os átomos dos elementos químicos. Eletronegatividade é a capacidade que um átomo tem de atrair para si o par eletrônico que ele compartilha com outro átomo em uma ligação covalente.
Todas as ligações dos compostos orgânicos são covalentes, assim, se houver diferença de eletronegatividade na molécula, ocorrendo um deslocamento de carga, ela será polar; mas se não houver diferença de eletronegatividade entre os átomos, a molécula será apolar.
Solventes são substâncias capazes de dispersar determinadas outras (solutos) em seu meio. Assim, numa solução, o estado físico final dependerá (primariamente) do solvente em questão. Entretanto, as soluções sólidas e gasosas são diferenciadas porque tanto o solvente quanto o soluto estão, necessariamente, no mesmo estado de agregação.
De acordo com a teoria “semelhante dissolve semelhante”, os solventes polares são capazes de solubilizar os solutos também polares, assim como os apolares solubilizam solutos também apolares.
Os solventes polares são aqueles cujas moléculas constituintes apresentam regiões eletronicamente densas (assim, com maiores momentos dipolares e maiores constantes dielétricas) , e que por isso têm facilidade em solvatar (criar uma camada sobre o soluto)