Substancia simples
São moléculas fundamentais para a construção de uma estrutura celulares. O colágeno presente na pele, nos ossos, nas cartilagens e tendões confere resistência a este tecidos. Nos ossos, por exemplo, o cálcio é responsável pela rigidez enquanto que o colágeno cofere resistência. A queratina está presente na superfície da pele dos vertebrados terrestres, impermeabilizando-a protegendo o organismo contra a desidratação ou a hiperidratação. No interior das células musculares, são importantes duas proteínas contrateis : a actina e a com a contração muscular, com os movimentos. A hemoglobina, nos glóbulos vermelhos, responsável pelo transporte dos gases e da respiração , principalmente do oxigênio.
Um segundo grupo de proteínas são chamado de ezimas.
Composição
Todas contem carbono, hidrogênio, nitrogênio e oxigênio, e quase toda possuem enxofre.Algumas proteínas contem elementos adicionais, particularmente fósforo, ferro, zinco e cobre. Seu peso molecular é extremamente elevado.
Todas proteínas independente de sua função ou espécie de origem, são constituídas a partir de um conjunto básico de vinte aminoácidos arranjados em varias sequencias especificas.
Função
Elas exerce funções adversa, como:
- Catalizadores;
- Elementos estruturais; - Armazenamento;
- Veiculo de transporte;
- Hormonios;
- Anti-infecciosas;
- Enzimaticas;
- Nutricional;
- Agentes protetores.
Quanto a classificação:
Proteínas Simples – por hidrolise liberam apenas aminoácidos.
Proteínas Conjugadas – por hidrolise liberam aminoácido mais um radical não peptídico, denominado prostético.
Carboidratos
São as biomoléculas mais abundante da natureza e são moléculas que desempenham uma ampla variedade de funções, entre elas:
- Fonte de energia;
- Reserva de energia;Estrutural;
- Matéria-prima para biossíntese de outras biomoléculas.
O carboidrato é a única fonte de energia aceita pelo cérebro, importante para o funcionamento do coração e todo