Substancia Inorganicas
Elementos químicos como o carbono, o hidrogênio, o oxigênio e o nitrogênio constituem cerca de 98% das substâncias que são encontradas nos seres vivos. Os outros 2% são uma série de outros elementos como Ca, Fe, P, Na, K, Cl, Mg, etc, que, combinados ou em forma iônica, ajudam na constituição química de todos os seres vivos.
Nesse artigo, vamos estudar os compostor inorgânicos, ou seja, aqueles que não apresentam o elemento carbono (C): a água e os sais minerais.
A água
Água
É a substância química mais abundante nos seres vivos, variando de organismo para organismo, e é indispensável para sua existência.
Cada organismo apresenta uma quantidade de água de acordo com a sua espécie. No ser humano, por exemplo, 65% a 70% da massa do corpo adulto é H2O. Já as águas-vivas têm essa porcentagem entre 98%.
A quantidade de água também varia de tecido para tecido. O tecido adiposo, por exemplo, apresenta cerca de 30%, o ósseo cerca de 35%, o muscular cerca de 80% e o nervoso de 85% a 90% de água. A explicação para essa variação está na necessidade de atividade metabólica que cada tecido possui. Dessa forma, quanto maior o metabolismo, maior será a quantidade de água necessária.
A taxa de água também geralmente decresce com a idade do organismo. Um feto humano, por exemplo, possui cerca de 90% de água, ao passo que um adulto apresenta cerca de 70%.
Funções Biológicas da água
Por apresentar alto calor específico, a água funciona como regulador térmico dos animais endógenos (aves e mamíferos), impedindo variações bruscas de temperatura.
Permite o transporte de substâncias, já que funciona como solvente dos líquidos orgânicos, como sangue, linfa e urina.
Permite a ocorrência de diversas reações químicas nas células.
Atua como lubrificante, reduzindo o atrito entre os tecidos.
Os sais minerais
Sais minerais
Os sais minerais podem ser encontrados nos seres vivos de duas formas:
Iônica: encontram-se dissociados na