substancias inorganicas
O flúor possui um papel reconhecido na prevenção de cáries, mas seu papel no crescimento e manutenção do organismo não é reconhecido.
Seu papel na saúde bucal deve-se ao fato de que o flúor forma um composto chamado de fluorapatita que estabiliza o componente mineral dos ossos, ajudando na manutenção de dentes com esmaltes mais resistentes.
As principais fontes de flúor são:
As maiores fontes dietéticas de flúor são a água potável e os alimentos processados que foram preparados ou reconstituídos com água fluoretada. Apesar de os fluoretos estarem bem espalhados nas frutas e vegetais, as quantidades não são significantes. Bebidas com esra mesma característica.
Função: Prevenção da cárie dentária em crianças; prevenção e tratamento da osteoporose; ajuda na formação de ossos fortes com mineralização adequada.
O Flúor é essencial para o crescimento, reprodução normal e componente dos ossos e dos dentes, reduzindo a susceptibilidade a carie dentarias e a osteoporose.
O conteúdo de flúor dos alimentos varia muito de acordo com o local onde é produzido. Sua maior fonte é a água potável.
Deve-se tomar precauções na administração de flúor durante a gravidez e para lactentes, que apresentam menor capacidade excretora de excesso de flúor.
carência
O fluoreto, uma forma do flúor, é um nutriente essencial que reforça ossos e dentes. O peixe do mar e o chá são ricos em fluoreto, mas a água potável é a principal fonte; o seu conteúdo varia de demasiado escasso a excessivo, em várias partes do mundo. Uma deficiência de flúor pode produzir cáries, que se podem prevenir mediante o consumo suficiente de flúor nos alimentos e na água. Uma associação de fluoretos (fluoretação) à água potável com baixo conteúdo de flúor reduz significativamente o risco de deterioração dentária. Deste mineral origina cansaço, obesidade e Bócio (conjunto de doenças da glândula tiróide que se caracterizam por um aumento perceptível no tamanho desta glândula, popularmente