Subsolador
“A técnica da subsolagem é importante principalmente quando se pensa em plantio direto. Ela funciona porque quebra a terra completamente e aumenta a caixa de solo. Quando você usa o subsolador, ele se comporta de maneira diferente do arado. O arado pega o que está mais profundo e inverte para a superfície. Na subsolagem, a quantidade de terra movimentada é muito menor, mas sua ação é mais profunda”, explica o engenheiro agrônomo da Cooper, Márcio Aquino.
Mais Qualidade
Manter a qualidade do solo é outro benefício da subsolagem. Na formação de pasto para o gado, na plantação de milho, cana-de-açúcar ou capineiras, ela não interfere na sua qualidade, uma vez que o que está por cima permanece no lugar, assim como a camada que está por baixo. Porém, quando a questão é qualidade, a penetração de água no terreno faz muita diferença. “Quando o subsolador passa na terra, ele aumenta a capacidade de captação e retenção de água. O equipamento penetra com mais facilidade explora uma área de subsolo mais profunda e permite uma exploração de água, pelas plantas, mais eficiente”, complementa Márcio.
A técnica também é benéfica quando se fala em produtividade e meio ambiente. Como a área manejada facilita a aplicação de produtos como o calcário, ela pode melhorar a qualidade do terreno. Logo, seus efeitos afetam diretamente a produtividade. Já no aspecto