Subgeneros da narrativa
A competência textual e comunicativa de um falante inclui a capacidade de agrupar e classificar os textos com que se depara segundo critérios tipológicos.
Assim, de acordo com a finalidade de quem os escreve, os textos produzidos podem ser elencados segundo diferentes tipos, como por exemplo: Texto narrativo, texto descritivo, texto argumentativo, texto explicativo, etc.
Mas neste trabalho vamos falar apenas sobre o texto narrativo (a narrativa) e os seus subgéneros.
Para começarmos a abordar sobre o assunto, vamos antes saber o que é a narrativa. A narrativa é o tipo de texto que possibilita contar e relatar factos e acontecimentos, sejam eles verídicos ou fruto da imaginação.
A narração é um dos géneros literários mais fecundos, portanto, actualmente há diversos tipos de textos narrativos que são produzidos e lidos por pessoas de todo mundo.
Subgéneros da narrativa
Para conhecermos um pouco mais sobre os diversos tipos de narrativa, devemos saber que elas se subdividem em romance, novela, conto, crónica e fábula. Por isso falaremos sobre eles passo a passo.
Romance é uma narrativa sobre um acontecimento ficcional no qual são representados aspectos da vida pessoal, familiar ou social de uma ou varias personagens. Gira em torno de vários conflitos, sendo um principal e os demais secundários, formando assim o enredo.
Este género que é oriundo dos contos épicos, contem um tempo e um lugar onde os personagens e o enredo se desenvolvem. Dependendo da importância dada ao personagem ou, acção ou, ainda ao espaço podemos ter: romance de costume, romance psicológico, romance policial, romance regionalista, romance de cavalaria, romance histórico, etc.
Novela consiste em uma narração que, diferentemente dos romances, é menos duradoura e toda historia se passa ao redor de uma personagem. Costuma ter entre 50 e 100 páginas e apresenta uma situação de conflito que vai sendo