Trabalho de literatura
“O JARDIM DO DIABO”
O que é?
Durante a realização do trabalho, o grupo passou a se reunir diversas vezes para discutir a respeito da história, realizar pesquisas sobre a vida do autor e o quão o livro era inusitado.
Acertamos em cheio na escolha da obra, um livro recheado de mistério e suspense, indicado para todos aqueles que apreciam a boa leitura. Além do primeiro romance do autor, “O Jardim do Diabo” é a primeira narrativa longa de ficção publicada na Série Ver!ssimo.
Que livro é esse? Pesquisar três artigos de especialistas sobre o romance “O Jardim Do Diabo”:
1º “Quem me conhece sabe que sou fã do escritor Luís Fernando Verissimo. Já falei isso quando indiquei o livro O clube dos anjos (Gula), na seção Café Cultural. A minha sugestão de leitura de hoje é o primeiro romance da sua obra: O Jardim do Diabo, lançado em 1988. Como característica marcante desse autor, o livro é muito engraçado. Indicado para quem gosta de uma leitura leve e de humor inteligente. Reserve um tempo para esse livro porque, após começar, não vai querer largá-lo. A história é semelhante a do filme Instinto Selvagem (1992), aquele da famosa cena em que a Sharon Stone sem calcinha cruza e descruza as pernas, em que a escritora Catherine Trammel é suspeita de assassinar o amante da mesma forma como descreveu no seu livro. Bem, mas as semelhanças terminam por aí. No decorrer do livro, o leitor se depara com três mistérios que se interligam: um episódio do passado de Estêvão que nunca foi esclarecido, as charadas do Grego (serial killer dos romances escritos por ele) e um enigma trazido pelo inspetor Macieira sobre um crime ocorrido no Jardim Paraíso”. (Max Martins, autor e editor do blog “CataBlogando Saberes”.)
2º “Com seu primeiro romance, Veríssimo já estabelece as regras do jogo e deixa claro o que o leitor de suas narrativas longas vai encontrar: uma trama na qual a experiência do narrador confunde ficção e realidade e a