Subestação de energia
1 CONCEITO 2
2 DEFINIÇÃO 2
3 CLASSIFICAÇÃO 2
3.1 Classificação quanto à função: 3
3.2 Classificação quanto ao nível de tensão: 3
3.3 Classificação quanto ao seu tipo de instalação: 3
3.4 Classificação quanto à forma de operação: 4
4 EQUIPAMENTOS DE TRANSFORMAÇÃO. 4
4.1 TRANSFORMADORES DE FORÇA. 5
4.2 TRANSFORMADORES DE CORRENTE. 5
4.3 TRANSFORMADORES DE POTENCIAL 6
4.4 EQUIPAMENTOS DE MANOBRA. 7
4.4.1 CHAVES SECCIONADORAS. 8
4.4.2 DISJUNTORES. 10
5 EQUIPAMENTOS DE PROTEÇÃO. 19
5.1 PROTEÇÃO DE TRANSFORMADORES EM SUBESTAÇÕES - RELÉS. 20
6 Descrição das Principais Proteções. 21
7 CAPACITORES 22
8 INDUTORES 23
1 CONCEITO
Uma Subestação é uma instalação elétrica de alta potência, contendo equipamentos para transmissão, distribuição, proteção e controle de energia elétrica.
Funciona como ponto de controle e transferência em um sistema de transmissão elétrica, direcionando e controlando o fluxo energético, transformando os níveis de tensão e funcionando como pontos de entrega para consumidores industriais.
Durante o percurso entre as usinas e as cidades, a eletricidade passa por diversas subestações, onde equipamentos chamados transformadores aumentam ou diminuem a sua tensão. Ao elevar a tensão elétrica no início da transmissão, os transformadores evitam a perda excessiva de energia ao longo do caminho. Já ao rebaixarem a tensão elétrica perto dos centros urbanos, permitem a distribuição da energia por toda a cidade.
2 DEFINIÇÃO
Uma subestação (SE) pode ser definida como um conjunto de equipamentos de manobra e/ou transformação e ainda eventualmente de compensação de reativos usado para dirigir o fluxo de energia em sistema de potência e possibilitar a sua diversificação através de rotas alternativas, possuindo dispositivos de proteção capazes de detectar os diferentes tipos de faltas que ocorrem no sistema e de isolar os trechos onde estas faltas ocorrem.
3 CLASSIFICAÇÃO
A classificação de uma subestação pode ser