Subdivisões da linguagem sql: ddl, dml e dcl
INSTITUTO DE EDUCAÇÃO SUPERIOR DE BRASÍLIA
CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM REDES DE COMPUTADORES
LUCAS DA GAMA LIMA
SUBDIVISÕES DA LINGUAGEM SQL: DDL, DML E DCL
BRASÍLIA - DF
2013
LUCAS DA GAMA LIMA – 12114080065
SUBDIVISÕES DA LINGUAGEM SQL: DDL, DML E DCL
Trabalho apresentado ao Curso Superior de Redes de Computadores da Instituição de Ensino Superior de Brasília, como requisito para a obtenção da 2° nota da disciplina de Banco de Dados
Orientador: Ibsen Reis
Brasília - DF
2013
SUMÁRIO
1. Linguagem SQL (Structured Query Language) 4 1.1 Definição 4 1.2 Funcionalidades e Principais Vantagens 4 2. DDL (Data Definition Language) 5 3. DML (Data Manipulation Language) 5 4. DCL (Data Control Language) 5
1. Linguagem SQL (Structured Query Language) 1.1 Definição
É uma linguagem padrão comum aos SGBD’s (Sistemas de Gerenciamento de Bancos de Dados) relacionais, e que pode ser utilizada para a manipulação (consulta e alteração) dos dados de um banco, definição da estrutura a ser utilizada (tabelas e restrições) e, de forma menos padronizada, definição de algumas regras do negócio embutidas no próprio banco.
De forma resumida ela é conjunto de comandos que permite uma interação completa com o BD, desde a atualização de dados, criação de tabelas até a sua administração.
A linguagem SQL é composta por inúmeros comandos, os quais são agrupados pelas seguintes subdivisões: * Comandos que definem dados (DDL); * Comandos que manipulam dados (DML); * Comandos de controle de dados (DTL).
1.2 Funcionalidades e Principais Vantagens
Como ela é uma linguagem não-procedural, trabalha de forma que diz o que fazer e não como fazer. Usa uma combinação de construtores em álgebra e cálculo relacional, além de poupar tempo de programação com entrada/saída de arquivos e tornar possível o funcionamento de um Sistema de Gerenciamento de Bancos de Dados.
2.