stress
Enviada: sexta-feira, 31 de outubro de 2014 19:32:59
Para: Nathalia Silva (natyvi-1006@hotmail.com)
Stress no trabalho
O mundo globalizado cada vez mais se observa o sofrimento psíquico dos trabalhadores. Tal fato parece estar relacionado a uma carga excessiva de trabalho mental e de tarefas solicitadas ao profissional nas diversas áreas.
Ao longo dos anos o processo de trabalho tem sofrido sucessivas mudanças.
Para que o trabalhador tenha um controle sobre suas condições de saúde é necessário que suas necessidades básicas sejam atendidas. Tanto no trabalho, quanto em função do que este mesmo trabalho pode oferecer a sua vida privada. Assim, o trabalho deve proporcionar uma alimentação saudável, moradia adequada, meios de transportes, saúde e educação eficientes, direitos básicos à condição humana.
A saúde do trabalhador fica comprometida, quando este começa a exercer um papel de multifuncionalidade dentro da empresa gerando a fadiga e o desgaste profissional. Estes sintomas alienam o trabalhador do processo produtivo a ponto de gerar danos psicológicos.
As horas a mais no trabalho, as exigências constantes com relação à qualidade e à produtividade e o convívio direto com outras pessoas são questões comuns a todas (ou a quase todas) as empresas. A diferença entre elas está em saber fazer render de modo adequado esses fatores, que de maneira contraria podem ser “combustível” para o stress e a perda de produtividade.
Para combater tais efeitos negativos e estimular a criatividade, melhorar o envolvimento de convivência, revigorar a capacidade de concentração e otimizar o sentimento de satisfação para com o ambiente de trabalho muitas organizações tem recorrido às salas de descanso, um espaço diferenciado onde os