Stress
ESCOLA SUPERIOR DE TECNOLOGIA E GESTÃO DE LAMEGO
O STRESS
PROJETO DE INVESTIGAÇÃO
LAMEGO, MARÇO DE 2014
INSTITUTO POLITÉCNICO DE VISEU
ESCOLA SUPERIOR DE TECNOLOGIA E GESTÃO DE LAMEGO
O STRESS
PROJETO DE INVESTIGAÇÃO
CET DE SERVIÇO SOCIAL E DESENVOLVIMENTO COMUNITÁRIO
UNIDADE FORMATIVA DE EDUCAÇÃO PARA A SAÚDE E QUALIDADE DE VIDA
DISCENTES:
ANA TEIXEIRA, Nº2886
SOLANGE PACHECO, Nº 2887
LAMEGO, JANEIRO DE 2014
Índice
ÍNDINCE
INTRODUÇÃO
Realizamos este trabalho no âmbito da disciplina de “Educação para a Saúde e Qualidade de Vida”. No qual iremos abordar o tema “O Stress”.
Com este trabalho temos como objetivo dar a conhecer os problemas, as causas, os fatores, os sintomas, bem com as consequências e as formas de evitar o stress, pois existem vários tipos de stress nos quais assinalámos o Stress Ocupacional e o Stress no mundo Académico.
Achamos importante esta temática, pois nos dias de hoje dada a agitação do dia-a-dia este problema está cada vez mais patente na vida das pessoas. É um problema que acarreta consequências nefastas e pode levar a outros problemas.
I – CONCEITO
“O stress é uma reação muito forte do organismo quando o indivíduo enfrenta qualquer tipo de evento seja ele bom ou mau e que altera a vida desse sujeito.” (Benke & Carvalho, s.d)
“O stress também pode ser positivo quando caracterizado pelo entusiasmo, pela gana, pela excitação, quando as pessoas encaram os desafios, as pressões do dia-a-dia como uma forma de crescimento pessoal e profissional.” (Benke & Carvalho, s.d)
II - TIPOS DE STRESS
II.1 - Stress Ocupacional
Segundo Kyriacow e Sutcliffe (1981 CAMELO; ANGERAMI, 2004), definem o stress ocupacional como um estado emocional desagradável, pela tensão, frustração, ansiedade, exaustão emocional em função de aspetos do trabalho definidos pelos indivíduos como ameaçadores.
Pode-se definir o stress ocupacional a partir