strategy business
Este trabalho baseia-se no Manual de Jogos de Negócios proposto pela Fundação Getulio Vargas, denominado Strategy Business Simulation.
O Strategy foi desenvolvido com o objetivo de proporcionar aos participantes uma experiência na definição e implantação de estratégias competitivas de negócios, assim como na tomada de decisões gerenciais, sob condições que permitam sua analise e discussão. O Strategy é organizado a partir de um Grupo Industrial de oito equipes, que representam um mercado de empresas fornecedoras de equipamentos de telefonia.
Cada equipe é responsável pela administração de uma empresa do ramo, que competem entre si através da produção e vendas de três produtos distintos.
A Pineapple, participante desta Simulação é uma empresa de capital aberto, criada há cerca de quatro anos e possui atuação no mercado de empresas fabricantes de equipamentos de telefonia.
Os produtos fabricados e vendidos pela Pineapple são: telefones celulares, smartphones e tablets.
Foram simulados dez períodos, dois para teste e oito para competição, cada período correspondendo a um mês.
A cada rodada era necessário que o grupo formado por 5 diretores tomasse decisões gerenciais que envolviam as seguintes áreas: preço, propaganda, inovação e volume de produção de cada produto, design, quantidade de trabalhadores, salário médio mensal, benefícios concedidos, participação nos lucros, capacidade de máquinas, empréstimos, aplicações financeiras e dividendos.
Todas as decisões tomadas gerariam um resultado para o período subseqüente.
O Strategy oferece oportunidade impar para a tomada de decisões em um ambiente empresarial simulado, em resposta a pressões dos concorrentes e mudanças de conjuntura econômica.
Essencialmente, a simulação possibilita um estudo de caso dinâmico, onde as decisões são implantadas e seus resultados servem como feedback para reprodução de um ambiente realista, que favoreça o exame de estratégias de longo prazo.
Os Jogos de