Steve jobs
1)O segundo capítulo do livro “A cabeça de Steve Jobs” tem como título “Despotismo: o grupo de foco de um só homem da Apple” e discute o processo criativo empreendido por Steve Jobs no desenvolvimento de produtos. Nesse capítulo, somos levados a conhecer a opinião do fundador da Apple em relação às pesquisas de mercado e sua forma de lidar com a opinião do consumidor. Escreva um texto apresentando essa opinião e discutindo sua relevância para o estudo da disciplina Pesquisa de Mercado.
Steve Jobs tem uma visão diferente do consumidor, pois ele não quer apenas um aparelho bonito, sofisticado. Ele pensa muito alem, pensa em como o consumidor vai usar, se ele vai saber utilizar, se vai adaptar,etc. Tanto que em uma entrevista ele fala “À medida que a tecnologia fica mais complexa, o ponto forte da Apple, que é saber como tornar uma tecnologia muito sofisticada compreensível para os meros mortais, possui um apelo cada vez maior”.
Muitos aparelhos hoje em dia são projetados com a noção de que mais funções significam maior valor.
E não é assim que a Apple pensa.
Este é o verdadeiro significado da pesquisa de mercado para Steve Jobs. Conhecer seu usuário, analisar o consumidor e fazer com que todos consigam usar algo. Tendo simplicidade e sofisticação. “E a recompensa é: vamos oferecer a você uma experiência melhor... “
2) A Apple decolou não foi com computadores, foi com o iPod, em outubro de 2001, o aparelho de tocar músicas transformou a empresa. O que levou isto foi que o iPod deixou de ser um aparelho de luxo para geeks e tornou-se popular. Aparelhos mais novos, revolucionários e de fácil uso com tela sensível ao toque, com uma loja virtual para comprar músicas a preço de 1 dólar americano popularizaram ainda mais o player. Até março de 2009 a Apple já havia vendido 163 milhões de iPods.
Como foram identificados os dados de consumidor, classe social, idade, sexo, localização geográfica, para o desenvolvimento deste