Steve Jobs
Jobs foi um dos maiores ícones da nossa era e responsável por inovações que mudaram o mundo em que vivemos. “Gênio criativo” e “visionário” são adjetivos utilizados na nota oficial da Apple. A paixão que ele tinha também foi ressaltada em uma mensagem da diretoria da empresa, que consegue resumir, em uma frase, o impacto causado por ele nas últimas décadas: “O mundo está muito melhor por conta do Steve”.
O Tecmundo preparou um especial com dez momentos marcantes da carreira de um dos grandes gurus da tecnologia. Confira.
1984 — Somos a Apple
Naquele ano, a Apple apresentou o Macintosh, marcado por ser o primeiro computador a utilizar uma interface de comando baseada em gráficos. Icônico também é o comercial de televisão anunciando a novidade, batizado “1984”. A plataforma tornou a Apple mundialmente conhecida, até mesmo evangelizada.
Jobs e o Macintosh lançado em 1984. (Fonte da imagem: myoldmac.net)
1985 e 1986 — Oportunidade em períodos de crise
Jobs foi demitido da Apple em 1985. No ano seguinte, ele comprou o The Graphics Group, que mais tarde foi renomeado para Pixar. Quando a empresa mudou seu foco de hardwares gráficos para animações, fez-se uma parceria com a Disney, e, como resultado, foram produzidos vários filmes de sucesso, como Toy Story, WALL-E e Os Incríveis.
A Pixar foi vendida em 2006, e então Jobs se tornou o acionista majoritário da Disney com detenção de direito sobre 7% das ações da empresa. Ele fez parte do quadro de diretores da companhia, influenciando decisões que envolviam as animações produzidas pelo estúdio.
1996 e 1997 — O retorno triunfal
Em 1996, Jobs retornou à Apple após ser demitido da própria empresa que fundara 11 anos antes. Com sua volta,