4 argumentos a favor e contra as biografias não autorizadas
Biografias não autorizadas:
Conflito entre a liberdade de expressão e a privacidade das pessoas humanas.
Argumentos contra Biografias não autorizadas.
- A liberdade de expressão, sob qualquer circunstância, precisa ser preservada. Não é possível que a história e cultura do Brasil fique na mão de meia dúzia de cantores que não querem ver sua vida contada.
- O ideal seria liberdade total de publicação, com cada um assumindo os riscos. Se for causado um dano, responde financeiramente por isso, defendeu o magistrado.
- Prejudica o fato jornalístico no país, deixando de defender a cultura nacional. No privando de ídolos, símbolos do nosso país.
- Ao mostrar os erros pessoais nas biografias acaba humanizando mais homenageado em questão. O valorizando e o marcando historicamente.
Argumentos a favor Biografias não autorizadas.
- Hoje, ela, a liberdade de expressão, corre o risco de acolher uma injustiça, na medida em que privilegia o mercado em detrimento do indivíduo; editores e biógrafos ganham fortunas enquanto aos biografados resta o ônus do sofrimento e da indignação.
- O direito à privacidade como elo importante da cadeia da cidadania soberana, chamando a atenção de toda a sociedade para a necessidade de amplo e profundo debate em torno desse tema.
- Nós precisávamos viver num país onde os interesses literários estivessem acima dos interesses mercantis. Então, se o Brasil não fosse assim, eu diria liberem tudo, mas o Brasil é assim.
- O critério da intimidade, do foro íntimo e da origem da lei de autorização de biografias, se baseia principalmente neste cuidado: para que amigos, amigas, filhos, netos, parentes, citados em suas longas biografias por causa de sua longa importância histórica, não sejam prejudicados.
A favor das Biografias não Autorizadas
O biógrafo deve poder interpretar seus personagens livremente, assim como seu historiador escolhe e analisa os temas sem calúnias ou imposições.
O historiador