Steve Jobs
Steven Paul Jobs (São Francisco, Califórnia, 24 de fevereiro de 1955— Palo Alto, Califórnia, 5 de outubro de 2011) foi um inventor empresário e magnata americano no setor da informática. Notabilizou-se como cofundador, presidente e diretor executivo da Apple Inc. E por revolucionar seis indústrias: computadores pessoais, filmes de animação, música, telefones, tablets e publicação digital. No final da década de 1970, Jobs, em conjunto com Steve Wozniak e Mike Markkula, entre outros, desenvolveu e comercializou uma das primeiras linhas de computadores pessoais de sucesso, a série Apple .
Em 1976, juntamente com seu amigo Steve Wozniak, funda a Apple Computer, na garagem de seus pais e lançam o revolucionário Apple I e, algum tempo depois, o Apple II.
Três anos depois, em uma visita ao centro de pesquisas da Xerox, Jobs “se inspira” e dá início ao projeto Lisa, fracasso que iria revolucionar o mercado de computadores pessoais.
O sistema contaria com uma interface gráfica, controlada por um novo dispositivo: o mouse. O projeto fracassado deu origem a outro, que foi sucesso total: o Macintosh. Em 1985, ironicamente, Jobs é despedido da Apple e cria a NeXT, que desenvolve seu próprio sistema operacional, o NeXTStep, lançando em 1989 a versão 1.0.
Jobs comprou também, da Lucasfilms, um estúdio de computação gráfica, o Pixar Studios, e firmou uma parceria com a Disney, desenvolvendo sucessos de publico como Toy Story, Procurando Nemo e Carros.
Em 1996, com a venda da NeXT para a Apple, Jobs volta à empresa como consultor e, posteriormente, como diretor executivo.
Lutando contra um câncer pancreático desde 2004, Jobs pediu afastamento da diretoria da empresa em agosto de 2011. Seu estado de saúde se agravava cada vez mais e, no dia 05 de outubro de 2011, faleceu em Palo Alto, cidade-sede da Apple, na Califórnia, aos 56 anos de idade.