Steve jobs
O considerado polêmico visionário Steve Jobs, que revolucionou a informática nos anos 70 e 80 na Apple, o cinema de animação com a Pixar nos anos 90 e a música digital com a criação do iPod e o iTunes, possui competências técnicas inquestionáveis e estilo de liderança polêmico.
Suas competências comportamentais oscilam entre as competências hoje consideradas TOP para os líderes modernos, como paixão pelo que faz, excelência no conhecimento, criatividade, foco e abertura ao novo, bem como, em padrões de comportamento que não se enquadram na liderança moderna, como pouca resiliência, estilo de gestão controlador, além de temperamento difícil, que o levou a sérios problemas de saúde.
Segundo relatos de várias pessoas próximas, inclusive citadas no livro A cabeça de Steve Jobs, que indico como excelente para quem quer refletir sobre grandes modelos de liderança, a equipe de Jobs é sempre levada ao extremo da pressão, porém, em contrapartida, também é levada ao extremo da valorização.
A busca do detalhes e da excelência chega a ser compulsivo em Jobs, mas é o segredo do seu sucesso, bem como, a paixão pelo que faz que o levou a superar a doença causada pelo seu destempero e obsessão.
Algumas diretrizes que Jobs cita são lições simples, mas eficazes de um líder que dá resultado de vendas.
- Trabalhar com afinco e começar de imediato.
- Encarar situações difíceis.
- Não se deixar levar pelas emoções.
- Ser firme.
- Buscar informações e não fazer suposições.
- Concentrar-se naquilo que se é bom e delegar o