Steve Jobs
Cap 7- Estudo de caso
Todas as coisas reunidas para criar o Ipod.
• Trabalho em equipe: o aparelho nasceu como resultado de pequenas equipes trabalhando em equipe.
Comentário: Ainda que o indivíduo seja tido como gênio da criação, ele sozinho não é suficiente para realização de um projeto.
E não foi diferente com Jobs. Ele contou com várias equipes nas diferentes etapas de execução, com frequentes reuniões e trocas de ideias.
• Perceber as oportunidades: Uma negativa pode se transformar em uma grande oportunidade.
Comentário: Enquanto um dos maiores desenvolvedores de software para o Mac recusou-se a adaptar seus programas para o novo sistema operacional, Jobs se sentiu desafiado a fazê-lo e foi uma nova oportunidade de crescimento para a Apple.
• Mudar de direção: Uma ideia bem sucedida não implica em totalidade de mercado.
Comentário: Com iMac Jobs estava obcecado pela ideia de vídeos e não percebeu a mudança de direção do mercado consumidor. As vendas caíram consideravelmente. Mas devido ao seu perfil empreendedor correu, instantaneamente, atrás do prejuízo.
• Aprimorar o que já existe: “Não sei de quem foi a ideia de produzir um player de música, mas Steve gostou dela imediatamente e me pediu que cuidasse do assunto”.
Comentário: Não necessariamente temos que seguir com grandes criações para estar no ápice do mercado, mas pode-se refinar o que já existe.
• Planejar para recuperar: Jobs bem cercado com suas equipes sempre envolvidas em seus projetos pode programar um prazo para o player entrar em mercado.
Comentário: Com seu projeto, foco, confiança na equipe e sucesso final, a Apple mais uma vez recuperou seu lugar no mercado consumidor com o Ipod.
Resumo
Capítulo 7 - Estudo de caso
Neste estudo de caso observamos o grande visionário que Jobs demonstra ser.
Apesar de todo seu conhecimento, acreditava no trabalho em equipe desenvolvendo assim seus produtos de forma orgânica.
Pescador de oportunidades “Não sei de