STEP TRAINING
HISTÓRIA
O step training surgiu quando uma professora de ginástica aeróbica, Gin Miller que hoje é conhecia como a “mãe do step” precisou ir ao um ortopedista por ter uma lesão de joelho, o médico então lhe apresentou o banco sueco onde ela teria que subir e descer da plataforma e num determinado dia ela se cansou e usou da sua criatividade e começou a coreografar em cima da plataforma (AMANTEÁ, 2003).
Segundo Amanteá (2003) as aulas de step foram implantadas nas academias dos EUA em abril de 1991, seguindo uma linha contraria com as aulas aeróbicas, porque para se ter as aulas de step estudos científicos foram realizados para se saber os riscos de lesões sobre a modalidade, essas pesquisas foram patrocinadas pela empresa de calçados e artigos esportivos Reebok. O step começou a surgir no Brasil em 1992, que foi introduzido pela professora Cida Conti (AMANTEÁ, 2003).
INTRODUÇÃO
O step training é uma forma de exercitação que consiste em subir e descer de uma plataforma e altura regulável, utilizando-se de movimentos coreografados e de musica para se ter a marcação de ritmo, o que contribui para a melhoria do sistema cardiorrespiratório, e também para o fortalecimento dos membros inferiores, proporcionando melhoramentos na estética corporal (JUCÁ, 1993).
MALTA (1994) e PALAFOX (1993) relatam que o step training teve sua base, nos anos 80 onde houve uma explosão das revistas e jornais relacionados ao “fitness”, esportes de massa e programas de avaliação física que, juntamente, com as academias proporcionaram para a sociedade as mais diferentes formas de atividades físicas.
Para AMANTÈA (2003), é considerado como objetivo primordial o trabalho essencialmente aeróbico, por ser uma atividade de longa duração e intensidade baixo/moderada, e secundariamente, pela utilização constante da musculatura de membro inferior contra a ação da gravidade, o trabalho muscular envolvido.
O step training é um trabalho cardiovascular de resistência