Steakholders
Introdução
A expansão da consciência coletiva com relação ao meio ambiente e à complexidade das atuais demandas ambientais que a sociedade repassa às organizações induz a um novo posicionamento por parte das organizações em face de tais questões (Tachizawa, 2002).
Nesse sentido, a busca de procedimentos, mecanismos, arranjos e padrões comportamentais desenvolvidos pelas empresas delimita aquelas que são mais ou menos capazes de responder aos anseios da sociedade (Donaire, 1999).
Este trabalho analisa a importancia estratégica dos stakeholders para as empresas e as resepctivas implicações de suas ações, além da busca por alternativas de políticas gerenciais e para sondar a profundidade, a amplitude e consistência do que vem sendo realizado com relação à sustentabilidade empresarial.
Há estudos do Banco Mundial e do IFC (International Finance Corporation) que indicam que atualmente os presidentes das empresas globais já dedicam ao novo padrão de conduta 68% a mais do tempo que dedicavam cinco anos atras. Isso claramente indica mudança de comportamento e da forma de atuar enquanto empresa e sua responsabilidade social e gestão ambiental subordinadas à prática do desenvolvimento sustentável.
Conceito de Stakeholders
O termo inglês stakeholder designa uma pessoa, grupo ou entidade com legítimos interesses nas ações e no desempenho de uma organização e cujas decisões e atuações podem afetar, direta ou indiretamente essa outra organização. Estão incluídos nos stackeholders os funcionários, sindicatos, gestores, proprietários, fornecedores, clientes, credores, Estado (como entidade fiscal e reguladora).
Para Freeman, a Teoria do Stakeholder vai muito além, pois afirma que existem muitas outras partes da sociedade que devem ser levadas em consideração na tomada de decisão da empresa: todos os organismos governamentais, grupos políticos, organizações não-governamentais, as associações de empresas, associações de