Status e Religi o
Entende-se sobre status que é a posição que a pessoa ocupa no campo social ou profissional, segundo a opinião ou concordância de todos ou de um grupo.
O status pode ser exprimido através daquilo que é imutável acerca do indivíduo, atributos como: sexo, idade, emprego. Estes contribuem para formar uma imagem que a sociedade tem do indivíduo. Além de atributos físicos, o status é adquirido mediante o trabalho, dedicação e esforço (virá do mérito); originara-se não tão somente da capacidade e idoneidade, mais, também, pelas atitudes, comportamentos, popularidade e simpatia com a sociedade. O modo de ser.
Como podemos observar, a definição de status parte da análise de que ele pode ser adquirido ou atribuído, decorrente de atributos físicos ou profissionais, moldado por virtude ou defeitos. O status pode ser mutável constantemente.
Religião
As religiões foram importantes manifestações sociais que atuaram na organização social. As origens da religião remetem às primeiras comunidades humanas, as quais por meio de rituais, promoviam cultos a uma ou mais divindades. A religião nasce a partir do momento que há uma diferença entre o sagrado e o profano. A religião é um conjunto de crenças e práticas cristãs relacionadas a coisas sagradas reunidas em uma comunidade, igreja, de formal moral. Tem o poder de unir grupos sociais adeptos á crenças comuns, formando uma organização social, pois ela reflete no convívio das pessoas as crenças que elas possuem. É por isso que podemos compreender uma sociedade também a partir do entendimento de seus sistemas de crenças, facilitando o entendimento de nossas sociedades. Hoje a religião se tornou muito crescente, sendo uma das principais referências de valores e princípios éticos, influenciando no comportamento das pessoas. Sob a ótica sociológica, podemos dizer que não há sociedade sem religião.