Status e Cultura
Para algumas culturas o status é muito importante, já parar outras o status não quer dizer muita coisa. Em cada região existe uma interpretação de status diferente, seja pelo tamanho do escritório, pela importância do sobrenome ou até por conquistas pessoais.
Essa diferença pode fazer com que se perca a eficiência no relacionamento interpessoal.
Tamanho:
O tamanho dos grupos, afeta sim o desempenho de todos. Dependendo do tamanho dos grupos o “esforço” é diferente, pois existe uma dedicação maior de quem está desempenhando algo sozinho do que quem está em grupo, denomina-se de folga social.
Uma das causas da folga social é a percepção de que os membros do grupo não estão fazendo a parte que seria “justa” para eles. Achando que tem uns trabalhando mais que os outros, ou algo parecido.
Para isso é necessário que os esforços individuais sejam observados e avaliados para que não seja injusta a avalição do grupo. Conclui-se também que grupos com números ímpares trabalham melhor do que grupos com numero pares.
Coesão:
Membros de um grupo que já possuem uma relação, que são mais próximos tendem a ser mais produtivos, lembrando que sempre devem existir normas.
Existem 07 pontos que podem ser feitos para estimular a coesão de um grupo:
1. Reduzir o tamanho do grupo;
2. Estimular a concordância sobre os objetivos do grupo;
3. Aumentar o tempo que os membros do grupo passam juntos;
4. Aumentar o status do grupo e a dificuldade percebida para a admissão nele;
5. Estimular a competição com outros grupos;
6. Das recompensas ao grupo, em vez de recompensar seus membros individualmente;
7. Isolar fisicamente o grupo;
Tomada de decisões em grupo:
Pensa-se que duas cabeças pensam mais do que uma. Em partes essa afirmação está correta porque realmente duas pessoas pensando, dando ideias, ajudando, passando informações adquiridas e etc, realmente é mais eficiente do que uma só.
Por outro lado as decisões em grupo consomem muito tempo, existe