Startup
Uma startup é uma organização com base tecnológica que ainda está buscando seu modelo de negócio e precisa ajustar seu produto no mercado. Nesse processo, ela atua em um ambiente incerto e, dessa maneira, precisa ter escalabilidade. Além disso, uma startup deve apresentar uma inovação de produto, modelo de negócio ou algum diferencial em seus processos.
Por serem promissoras, as startups são responsáveis por atrair diversos investidores que aproveitam para utilizar as ideias como uma forma de melhoria do seu próprio negócio, permitindo a elas o ganho de visibilidade no mercado. Como o mercado de tecnologia está em alta, o crescimento de uma startup pode ser exponencial e muito rápido. O mesmo acontece com o seu valor de mercado.
Os empreendedores devem ter em mente que a fase inicial de uma startup é sempre marcada por um cenário de incertezas. Essa é uma das principais características de uma startup, afinal, é importante que seja claro para o empreendedor que tudo são “chutes” e precisa ser testado para saber se o negócio é viável ou não.
O fator determinante para que uma ideia dê certo é a quantidade de energia, entusiasmo, esforço, dedicação, planejamento e confiança que o negócio exige. Existem muitos negócios inovadores, mas falta o “querer dar certo” para os empreendedores.
“Uma startup é uma instituição humana desenhada para criar um novo produto ou serviço em condições de extrema incerteza.” Eric Ries.
No Brasil existem vários empreendimentos startup de sucesso:
Peixe Urbano: surgiu da necessidade de três amigos em encontrar um lugar aberto com delivery de comida. A empresa, então, introduziu o conceito de compras coletivas no Brasil, revolucionando o comércio eletrônico para serviços locais.
Buscapé: com dificuldades em encontrar uma impressora nos buscadores da época, o co-fundador do Buscapé, teve a ideia de criar um software que conseguisse entrar nas páginas de lojas e captar as informações de produtos e preços. Hoje o site é