Stackholders
O Novo paradigma entre os stakeholders e as marcas
Prof. Nuno Silva
Mestrado Publicidade e Marketing
Nuno Duarte 7737
1.
O Novo paradigma entre os stakeholders e as marcas
Actualmente, e com a ajuda das tecnologias de informação, possibilitou haver uma revolução na forma como marcas e consumidores se relacionam. Antigamente as marcas possuíam uma política de produção e consequentemente escoar o produto em massa junto dos consumidores. Embora este ciclo tenha-se se alterado devido a dois grandes factores: à maior concorrência dentro do mesmo sector de mercado e também desenvolvimento das tecnologias de informação. Deste modo o consumidor tornou-se mais informado, exigente, exposto, com facilidade de mobilidade e com maior oferta. Devido a esta alteração de hábito na indústria, podemos dizer que o mundo mudou, na medida em que as pessoas ou consumidores buscam informação sobre os produtos e quando é feito o acto da compra estes já têm confirmado a sua escolha com base nas informações recolhidas. Devido a esta actualização na forma como os consumidores se relacionam com as marcas, as empresas tiveram de adaptar os seus modelos de negócio e a sua forma de pensar, tendo agora em foco o cliente e a sua satisfação.
Assim, encontramos então o novo paradigma entre marcas e stakeholders, que irei falar das novas características de comunicação ao longo deste ensaio, mostrando as novas adaptações tecnologias de informação e do conceito de estratégia que hoje as empresas terão de aplicar, para manter a tal política de produção e gerar valor, agora orientada aos gostos dos consumidores. No final uma breve reflexão sobre as temáticas abordadas.
O novo paradigma consiste numa maior aproximação das marcas junto dos consumidores.
Para isso há que saber quem são eles, quais os seus gostos pessoais, quais as suas crenças e o que precisam, onde se encontram e o que pensam das marcas. A partir destes critérios, podemos assim