SSW-T Test
Índice
1. Introdução………………………………………………………………………...
3
2. Desenvolvimento…………………………………………………………………
9
2.1.Bateria de Teste SSW-T.…………………………………….......................
9
2.1.1 Aplicação do Teste SSW………………………………………….....
10
2.1.2 Resultado de Teste SSW…………………………………………….. 11
2.1.2.1 Análise Quantitativa………………………………………… 12
2.1.2.1 Análise Qualitativa………………………………………….. 13
2.1.2.3 Qualificadores……………………………………………….
14
3. Conclusão………………………………………………………………………...
15
4. Referências Bibliográficas……………………………………………………….. 16
1. Introdução
O objectivo deste trabalho é abordar um procedimento de avaliação (SSW-T) para um sistema, tendo sido a minha eleição, o sistema auditivo. Antes de abordar o tema-chave do trabalho, achei relevante pesquisar sobre alguns temas do sistema auditivo para contextualizar-me. Abordei um procedimento de avaliação relativamente ao processamento auditivo central, com base numa pesquisa centrada em artigos científicos. Em primeiro lugar comecei por definir a anatomia e fisiologia no sistema auditivo, posteriormente o processamento auditivo geral e as suas perturbações e foqueime seguidamente no processamento auditivo central (PAC), visto que a bateria que pesquisei é aplicada quando há indícios de uma desordem no PAC.
A nível da anatomia e fisiologia do sistema auditivo, o ouvido é um órgão que permite a recepção de sons. É um mecanismo que transforma ondas sonoras em impulsos eléctricos (Pereira, 2009). Relativamente ao Sistema Auditivo, este divide-se em dois sistemas: o sistema auditivo periférico (SAP) e o sistema auditivo central (SAC). O
SAP é responsável pela detecção e transmissão dos sons (Martins, 2008) e localiza-se no osso temporal e é dividido em três partes (Nunes et al, 2005):
Ouvido externo – constituído principalmente pela orelha, canal auditivo e o tímpano.
Ouvido médio – constituído por um conjunto de membranas e ossos que
transportam