SST- Segurança do trabalho
Disciplina: Certificações aplicadas a SST
Polo: Palmares – PE
Data: 27/08/2013
Há alguns anos atrás a Transportadora Translog tinha vários problemas de organização funcional, como os funcionários não tinha uma rotina de trabalho pré-definida, onde os funcionários são reaproveitados em qualquer atividade, excesso de estoque, compras sem planejamentos, furos na entrega dos pedidos, sem controle formal dos processos, entrega dos pedidos atrasados, desvio de funções e insatisfação do cliente. Como resolver estes problemas, primeiro passo implantação do sistema padronizado a partir de uma consultoria realizada pelos funcionários e os associados da transportadora.
No primeiro momento a etapa P (plano) do PDCA como os funcionários realizaria suas atividades diárias juntos aos empregados, encarregados e patrões elaborando um esquema padrão, onde os funcionários de cada setor receberam treinamento para seguir um fluxo padrão. Depois do P a fase D (do) do PDCA onde cada setor receberia um treinamento para executar as suas devidas funções, depois de organizado, é hora dos os funcionários e supervisionados fiscalizarem se estão seguindo as operações padrões. Após vários treinamentos vamos realizar a fase C (check) do PDCA nesta fase analisamos se todo o planejamento está sendo cumprido por todos que fazem parti da empresa. Por fim a (action) do PDCA que é a ultima fase, onde são feitas as correção e é conhecida efetivamente a padronização do sistema.
Problemas e como foram resolvidos.
Os funcionários não tinha uma rotina de trabalho, foi feito um analise que a empresa não tinha desenho de cargo e funções, então foi elaborado uma rotina para cada setor de acordo com as suas atividades e as necessidade da empresa e receberam um treinamento para seguir o fluxo padrão. Foi constatado que a transportadora comprava sem planejamento e não cumpria com suas entregas o que caracteriza excesso de estoque, então criaram uma programação vendas,