SS na educação
1. INTRODUÇÃO
O presente trabalho versará sobre o Serviço Social e a Educação no Brasil, mostrando a história da educação no país, desde a colonização até os dias atuais, apontando os fatos mais importantes ocorridos ao longo da história, destacando a Política Educacional, e a atuação do Serviço Social nessa política.
O objetivo principal desse texto é falar sobre o processo de inserção do Serviço Social na Política Educacional Brasileira e sobre a atuação de Assistentes Sociais em Instituições de Ensino.
Para entendermos como se efetiva a atuação de Assistentes Sociais na Política Educacional, ampliaremos nossa discussão apresentando informações das visitas realizadas em instituições de ensino da cidade de João Pessoa.
2. A HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO NO BRASIL E A POLÍTICA EDUCACIONAL BRASILEIRA
Este capítulo falará sobre a História da Educação no Brasil, trazendo os dados mais relevantes desde o período colonial. Em seguida discorrerá sobre a Política Educacional Brasileira, destacando a Lei de Diretrizes e Bases da Educação e abordará a processo de inclusão do Serviço Social na rede educacional, apontando as atribuições do Assistente Social na Educação, além de frisar a importância da inserção dessa profissão na rede de ensino.
2.1. A HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO NO BRASIL
A história da educação no Brasil começou com a chegada dos colonizadores, mais precisamente em 1549, quando chegaram os primeiros Jesuítas ao país. Os Jesuítas vieram para o Brasil com a missão de educar e catequizar os índios, pois perceberam que para convertê-los a fé católica, era necessário que soubessem ler e escrever. Quinze dias após a chegada dos Jesuítas foi construída a primeira escola elementar, em Salvador. É importante frisarmos que os trabalhadores livres e os escravos praticamente não tinham acesso à educação nesse período, a grande maioria recebia uma formação básica dos princípios da religião, mas apesar