Analise Preliminar de Risco
A APR é realizada com a listagem dos perigos associados aos elementos do sistema, como definido na fase de concepção ou no inicio do projeto. Os elementos que podem ser definidos neste estágio são:
Matérias primas, produtos intermediários e finais e sua reatividade;
Equipamentos de processo;
Interface entre componentes;
Ambiente operacional;
Operações (teste, manutenção, procedimentos de emergência, etc.);
Instalações;
Equipamentos de segurança.
A análise preliminar de riscos é composta dos seguintes passos básicos:
Reunir os dados necessários;
Realizar a análise preliminar de riscos;
Registrar os resultados.
Reunir os dados necessários
Antes da execução da APR, é necessário reunir todas as informações sobre a planta/sistema em estudo, e também, informações adquiridas pela experiência com outras plantas similares, podendo ser de uma planta que utilize processos diferentes, mas equipamentos e materiais similares.
A APR é específica para a identificação antecipada de riscos, o que pode tornar os dados sobre a planta, escassos. Na etapa do desenvolvimento do projeto em que a APR é útil, dentre as poucas informações disponíveis, está à concepção do processo. Dessa forma, deverão ser conhecidos os produtos químicos e reações básicas, bem como os principais tipos de equipamentos, principalmente os equipamentos especiais ou de longa vida, como: vasos, trocadores de calor e o tipo de construção das instalações. Os componentes da planta, seus objetivos operacionais e os requisitos básicos de desempenho são úteis à definição dos riscos e ao ambiente ao qual a planta vai operar.
É muito importante que se determine a existência de experiência prévia com as