Srta
1 - Sua Natureza e Essência.
O Estado é a mais complexa das organizações criadas pelo homem e pode se dizer também que Ele é sinal de um alto estágio de civilização. O Estado surge em um momento histórico preciso no (séc XVI), todavia, preferem os autores localizar seu aparecimento no inicio dos tempos modernos, uma vez que só então, em última análise, se reúnem, nas entidades políticas assim denominadas, todas características próprias do Estado, quais sejam, um povo, um território e um poder soberano.
Portanto o estado é uma espécie de sociedade política, ou seja, é um tipo de sociedade criada a partir da vontade do homem e que tem como objetivo a realização dos fins daquelas organizações mais amplas que o homem teve necessidade de criar para enfrentar o desafio da natureza e das outras sociedades rivais. No entanto o Estado, nasce de um ato de vontade do homem que cede seus direitos ao Estado em busca de proteção e para que este possa satisfazer suas necessidades sempre tendo em vista a realização do bem comum..
2 - Origem do Estado.
Estado é uma palavra que deriva do latim “status”, que significa: estado, posição e ordem (estar firme). Em seu sentido ontológico Estado significa um organismo próprio dotado de funções próprias, ou seja, o modo de ser da sociedade politicamente organizada, uma das formas de manifestação do poder.
Estado é, na sua essência, igual à que existiu anteriormente, embora com nomes diversos, dá essa designação a todas as sociedades políticas que, com autoridade superior, fixavam as regras de convivência de seus membros.
Na Antiguidade os gregos utilizavam o termo “polis” e os romanos empregavam o termo “civitas”.
Na idade média e na idade moderna designava Estado como: principado, reino, república dentre outros. Vale apena lembrar que o responsável pela inclusão do termo Estado em nossa literatura foi Maquiável em sua