Sql server 2012
A Sybase foi fundada por Mark Hoffman e Bob Epstein em 1984, em Berkeley, na Califórnia. Em 1988 foi a primeira no mercado a fornecer um banco de dados relacional com arquitetura cliente/servidor (ao Human Genome Project) e em 1990 inovou novamente, apresentando ao mercado a sua tecnologia de replicação aberta.
A junção: Microsoft, Ashton-Tate e Sybase
Em março de 1987 quando a Microsoft comprou os direitos do DataServer da Sybase para o sistema operacional OS/2. O objetivo era provocar o interesse e chamar a atenção dos usuários do dBase (SGBD da Ashton-Tate, que não conseguia migrar com sucesso para Windows). Por isso a Microsoft traçou um acordo com a Ashton-Tate como forma de endossar esse novo processo. Assim, a primeira versão do SQL Server se chamava Ashton-Tate/Microsoft SQL Server e chegou ao mercado na metade final de 1988.
Em maio do ano seguinte a versão 1.0 para OS/2 era lançada com pouca participação da Microsoft (limitando-se apenas a poucas ferramentas, testes e o projeto visando tornar o aplicativo mais simples de ser instalado). Na segunda metade de 1990 a união da Microsoft com a Ashton-Tate se encerrou e a versão 1.1 do SQL Server passou a oferecer suporte para o Windows 3.0 (que era uma novidade na época). Apesar disso, a base do SQL era produzida pela Sybase e a Microsoft não tinha acesso ao código-fonte. Qualquer defeito tinha que ser relatado para a Sybase e corrigido apenas por ela.
Com o lançamento da versão 4.2 para OS/2 no fim de 1991 a Microsoft já desenvolvia o banco de dados em conjunto com a Sybase, o que só mudou em agosto de 1993, quando a Microsoft finalmente conseguiu a totalidade da criação do SQL Server e lançou a versão para o Windows NT 3.1. Essa nova versão já era em 32-bit. Assim, pouco tempo depois, a parceria entre as duas empresas acabava, devido a desentendimentos quanto à divisão de receita.
A Evolução do Microsoft SQL Server
SQL Server 6.05