SPP Macarrão instantaneo
1.
Introdução
03
2.
Justificativa
04
3.
Problemas Identificados
05
4.
Estudo Experimental
07
4.1 Objetivo
4.2 Metodologia
4.2.1 Participantes
4.2.2 Material e Procedimentos
4.3 Resultados e Discussões
5.
Proposta de Redesign
11
6.
Conclusão
13
7.
Bibliografia
14
8.
Anexos
15
1. Introdução
O presente trabalho foi solicitado na disciplina de Design Informacional ministrada pela Professora Verônica Freire. Consiste em uma análise de
Sequências Pictóricas de Procedimento (SPPs), assim denominadas por Spinillo
(2002), metodologia utilizada a fim de tornar mais eficaz as instruções visuais do material selecionado durante as orientações do trabalho.
Optamos por analisar as instruções do modo de preparo de macarrão instantâneo. Após uma análise de vários tipos de representações gráficas do modo de preparo de macarrão instantâneo, foi selecionado um para que, a partir dele fizéssemos um questionário, para então averiguar as deficiências e então propor o redesign visando facilitar o entendimento do consumidor.
2. Justificativa
A proposta do grupo foi desde o início analisar as instruções visuais de um produto popular. Optamos por macarrão instantâneo, tendo em vista que uma parcela considerável de pessoas seria afetada por algum tipo de falha nas instruções visuais do modo de preparo.
3. Problemas Identificados
Dentre as embalagens de macarrão instantâneo pesquisadas previamente, foi selecionada a embalagem abaixo (imagem 01) para ser analisada.
Imagem 01
Embalagem original.
Em seguida, editamos a imagem original isolando a ilustração das instruções de preparo do macarrão instantâneo, retirando os textos e substituindo o hashi por talheres, facilitando assim a familiarização dos usuários com o produto, para então iniciarmos o processo de análise.
Imagem 02
Instruções visuais editadas.
4. Estudo Experimental
4.1.
Objetivo
O objetivo deste experimento é averiguar se os participantes conseguem entender as SPPs, e se através delas