Sped fiscal
1 INTRODUÇÃO
Neste espaço têm-se a introdução ao tema pesquisado, numa perspectiva teórica e metodológica, conduzindo de forma clara e precisa todas as partes componentes e desenvolvidas ao longo da investigação.
1.1 CONTEXTUALIZAÇÃO
Diante destas considerações preliminares têm-se a classificação operacional do trabalho monográfico, iniciando com a exposição da questão norteadora da investigação, a saber:
“Qual o Conhecimento do Conceito “Capital Intelectual” e sua aplicação em uma Instituição de Ensino Superior”?
Assim, buscando compreender e clarificar o problema da pesquisa foram elaboradas questões de pesquisa, cuja operacionalização remete ao satus quo da Organização, Quais as estratégias adotadas na Organização para Seleção dos professores? Quais as estratégias utilizadas para a Seleção dos colaboradores? Quais os instrumentos utilizados para o monitoramento das Ações de Ensino desenvolvidas pelos Professores? Quais as ações desenvolvidas pela Organização de Ensino Superior para a Capacitação do Corpo Docente? Quais as ações desenvolvidas pela Instituição para treinamento dos Colaboradores? Quais as ações desenvolvidas pela Organização para envolver os Professores e alunos em atividades de Pesquisa? Quais as ações desenvolvidas para envolver os professores e alunos em Atividades de Extensão? Quais as expectativas da Organização quando faz investimentos que não representam investimento de custo e benefício? Quais as expectativas da Organização no tocante a qualidade do ensino oferecido? Quais os planos para os próximos dois anos em se tratando do investimento em Capital Intelectual?
Deste modo, para melhor conduzir o trabalho elaborou-se uma proposição que orienta a argumentação formato de hipótese.
HIPÓTESE: Percebe-se que no âmbito de uma Instituição de Ensino Superior, o Capital Intelectual é conhecido e aplicado na Tomada de Decisão, como diferencial competitivo da Instituição.
Esta premissa contribui para a identificação