spda
UNIDADE SÃO LUÍS-MA
CURSO DE ENGENHARIA CIVIL
DISCIPLINA: INSTALAÇÕES ELÉTRICAS
PROF.º CARLOS SALES
AVALIAÇÃO 2ª PARCIAL
SPDA ESTRUTURAL: utilizando ferragens do concreto armado.
COMPONENTES DO GRUPO:
JOSÉ DE RIBAMAR PEREIRA ARAÚJO
LEONARDO PEARCE LIMA
LUÍS FELIPE VIANA MOURA
RAIMUNDO LIMA RIBEIRO NETO
VANESSA ALVES DE SOUSA
São Luís – MA
2015
FACULDADE PITÁGORAS
UNIDADE SÃO LUÍS-MA
SPDA ESTRUTURAL: utilizando ferragens do concreto armado
COMPONENTES DO GRUPO:
JOSÉ DE RIBAMAR PEREIRA ARAÚJO
LEONARDO PEARCE LIMA
LUÍS FELIPE VIANA MOURA
RAIMUNDO LIMA RIBEIRO NETO
VANESSA ALVES DE SOUSA
Trabalho de Instalações Elétricas apresentado como requisito para obtenção de nota da 2ª Avaliação Parcial do 5º período do Curso de Engenharia Civil da Faculdade Pitágoras (Unidade São Luís-MA).
São Luís – MA
2015
1. INTRODUÇÃO
O sistema de proteção contra descargas atmosféricas “começou” a ser desenvolvido no século XVIII, a partir dos estudos de Benjamin Franklin. Ele supôs que a descarga que saltava de um capacitor seria equivalente a uma descarga atmosférica, relâmpago e trovão. Para confirmar sua suposição, ele propôs a colocação de uma haste metálica e aproximar dela um corpo aterrado ao solo, a fim de descarregar a corrente que passará pela haste na terra (MAMEDE FILHO, 2011).
O autor, ressalta que no ano de 1752, Thomas François D’Alibard realizou o experimento idealizado por Franklin. Ao aproximar um fio aterrado à haste, ele observou que faíscas saltavam para o fio, comprovando assim a hipótese de Franklin e idealizando o princípio básico dos para-raios.
A partir da ideia de Franklin, começou a ser desenvolvido os sistemas que atualmente chamamos de SPDA (Sistema de Proteção contra Descargas Atmosféricas), onde os mais conhecidos são: o método de Franklin, o método de Faraday, e o método da Esfera Rolante (ou Eletrogeométrico).
No Brasil, as normas técnicas que regulamentam as instalações de SPDA´s