SPDA
LAUDO DO SISTEMA DE PROTEÇÃO CONTRA
DESCARGAS ATMOSFÉRICAS E ATERRAMENTOS
ELÉTRICOS
CONCESSIOÁNIA RIO MAIS
SUMÁRIO
1.OBJETIVO 4
2.APLICAÇÃO: 4
3.METODO DA APLICAÇÃO: 4
4.PROCEDIMENTO: 5
5.EQUIPAMENTO UTILIZADO 5
6.CROQUI DA MEDIÇÃO 6 7
7.FOTOS DA MEDIÇÃO REALIZADA 9
8.CERTIFICADO DE CALIBRAÇÃO N° 41285 9 10 11
1. OBJETIVO
O objetivo deste de um Laudo é fornecer informações referentes as atuais condições da instalação do SPDA - Sistema de Proteção contra Descargas Atmosféricas (Pára-Raios), para efeito de atendimento as prescrições da NBR 5419/2005 da ABNT - Associação Brasileira de Normas Técnicas.
2. APLICAÇÃO:
Tendo consideradas as características da edificação e sua localização geográfica ficou Estabelecida o Nível de Proteção esta conforme a norma NBR 5410.
O aterramento permite um controle das tensões desenvolvidas no solo (passo, toque e transferida) quando um curto-circuito fase-terra retorna pela terra para a fonte próxima ou quando da ocorrência de uma descarga atmosférica no local. O aterramento deve escoar cargas estáticas acumuladas em estruturas, suportes e carcaças dos equipamentos em geral.
Como referência para elaboração deste Laudo Técnico, usou-se o Equipamento denominado terrômetro do tipo analógico para efetuar as medições na qual constando uma resistência de media 1.2 Ohms efetuado no dia 28/08/13
3. METODO DA APLICAÇÃO:
As medidas foram feitas na escala de resistividade ƿ do equipamento, sendo utilizadas as equações fornecidas para o cálculo da resistência do solo:
4. PROCEDIMENTO:
A proteção de descargas atmosféricas - SPDA deve ser analisada a luz da NBR 5419 atualizada, e lembramos que este tipo de proteção como citado na norma NBR, não contempla proteção de equipamento elétricos e eletrônicos contra interferências eletromagnéticas causadas pelas descargas atmosféricas. Esta