Spartacus
As mulheres pedem para serem entretidas com dois combates até à morte e Spartacus é escolhido para enfrentar o gladiador Draba, que vence a luta mas se recusa a matar seu opositor, atirando seu tridente contra a tribuna onde estavam os romanos. Este nobre gesto custa a vida do gladiador e enfurece Spartacus de tal maneira que ele acaba liderando uma revolta de escravos, que atinge metade da Itália. Inicialmente, as legiões romanas subestimaram seus adversários e foram todas massacradas. Quando o Senado romano toma consciência da gravidade da situação, decide reagir com todo o seu poder militar indicando o ambicioso general Marco Licínio Crasso, atribuindo-lhe poderes extraordinários para deter a revolta e capturar Spartacus.
Oscar 1961 (EUA)
Venceu nas categorias de melhor ator coadjuvante (Peter Ustinov), melhor direção de arte colorida, melhor fotografia colorida e melhor figurino colorido.
Indicado nas categorias de melhor edição e melhor trilha sonora de drama ou comédia.
BAFTA 1961 (Reino Unido)
Indicado na categoria de melhor filme de qualquer origem.
Globo de Ouro 1961 (EUA)
Venceu na categoria de melhor filme - drama.
Indicado nas categorias de melhor ator de cinema - drama (Laurence Olivier), melho ator coadjuvante (Peter Ustinov e Woody Strode), melhor diretor de cinema e melhor trilha