Sotaques
Sotaque é a pronúncia peculiar a cada indivíduo, região ou nação.
Esta variedade de sotaque veio da colonização no país feita por diferentes povos em momentos diversos da história. Embora, Portugal tenha tido supremacia sobre os demais países, a língua portuguesa em contato com outros povos que aqui estiveram (holandês, espanhol, italiano, africano entre outros), como também das diversas etnias indígenas aqui existentes modificou profundamente toda a maneira de falar do brasileiro, diferenciando sobremaneira do falado em Portugal.
Pesquisadores lingüísticos conseguiram identificar a influência dos alemães, italianos no sul do país. Mas no Rio Grande do Sul, houve também a influencia do espanhol. O Estado de São Paulo dos italianos, o Pernambuco dos holandeses, e o sotaque que permaneceu com maiores semelhanças ao original falado em Portugal foi o carioca.
Interessante ressaltar que não existe um sotaque melhor ou mais “correto” do que outro, porque até mesmo a língua falada em Portugal sofreu modificações sob influencia de outros povos através dos tempos. Há atualmente pelo menos 12 dialetos da língua na Europa, sem contar a África e outros países em outros continentes, com outras diferenças importantes de pronúncia.
Tipos de sotaques:
Paulista: é fruto da combinação de influências estrangeiras e de outras regiões brasileiras. Na capital deste estado, as pessoas falam o “R” de um jeito bem abafado , uma herança direta dos imigrantes italianos. Já no interior, ele ficou bem acentuado por influência do idioma indígena da região.
Região Sul: Os tropeiros paulistas entraram no Sul no século XVIII pelo interior, passando por Curitiba. O litoral sulista foi ocupado pelo governo português na mesma época com a transferência de imigrantes das Ilhas Açores. A isso se deve a formação de dois dialetos. Na costa, fala-se "tu", como é comum até hoje em Portugal. No interior de Santa Catarina,