Sotaques
CURSO DE LETRAS: PORTUGUÊS/LITERATURA
A DESVALORIZAÇÃO DOS SOTAQUES REGIONAIS NA MÍDIA BRASILEIRA
NAISA DE OLIVEIRA DOS SANTOS
Rio de Janeiro
2010
FACULDADE MACHADO DE ASSIS – FAMA
CURSO DE LETRAS: PORTUGUÊS/LITERATURA
A DESVALORIZAÇÃO DOS SOTAQUES REGIONAIS NA MÍDIA BRASILEIRA
Projeto de Pesquisa Disciplina: Metodologia da Pesquisa Científica Profª: Selma Rosa de Oliveira Curso: Letras Português/Literatura Período: 5º Aluna: Naísa de Oliveira dos Santos
Rio de Janeiro
2010
TEMA: Sotaque na mídia brasileira
TITULO: A desvalorização dos sotaques regionais na mídia brasileira
DELIMITAÇÃO DO TEMA:
Considerando o interesse e a curiosidade do pesquisador acerca do desaparecimento dos sotaques regionais nas novelas, a não ser de forma estereotipada, e, principalmente, no telejornalismo das grandes emissoras de televisão, propomos essa pesquisa de forma a entender como e o porquê ocorre essa desvalorização, através da leitura do livro Sotaques na Tv entre outros textos sobre esse assunto.
PROBLEMA: Com a imposição da mídia sobre a desvalorização do sotaque esses jornalistas e repórteres que o possuem acabam por perder sua identificação pessoal e regional. Com isso, a tendência é diminuir cada vez mais a presença dos sotaques na televisão brasileira, o que acarretará um banimento das diferenças midiáticas das regiões brasileiras, principalmente a nordestina. Por que razão esses sotaques não são valorizados, sendo seu falante obrigado a seguir o padrão de fala da região sudeste? De que forma essa desvalorização pode prejudicar a propagação da cultura dessas regiões?
HIPOTESE: Sobre a hipótese, ela é provisória, pois ainda estou pesquisando e lendo sobre