Sosim - gerência de processos - processador
Atividade 1 – Criação de Processos
Questão teórica para responder com a ajuda do simulador * Com base na observação do comportamento do processo criado, identifique se o processo é I/O-bound ou CPU-bound? Justifique a resposta. * É um processo CPU-bound porque o estado só alterna de “Execução” para “Pronto” na janela de Processos, enquanto na janela de Processador o tempo de espera para I/O nunca é ativado. Alterar o clock da UCP aumenta a variação do tempo de UCP.
Atividade 2 – Tipos de Processos
Questão teórica para responder com a ajuda do simulador * Analise os efeitos gerados no caso de redução do tempo gasto na operação de E/S pelo processo I/O-bound. * Com a redução do tempo de espera da E/S, o processo I/O-bound passou a incrementar rapidamente seu tempo de UCP. Reduzir ao mínimo seu tempo de espera de E/S fez o incremento do tempo de UCP do processo I/O-bound se igualar ao de um processo CPU-bound padrão.
Atividade 3 – PCB
Questão teórica para responder com a ajuda do simulador * Identifique quais informações do PCB são estáticas ou dinâmicas e quais fazem parte do contexto de software e do contexto de hardware. * O Tempo de criação, Frames, Prioridade base e PID são estáticos. O Estado, Tempo de UCP e PC são dinâmicos. A contagem de frames e PC fazem parte do contexto de hardware. O PID, prioridade, tempo de UCP, criação e estado fazem parte do contexto de software.
Atividade 4 – Estatísticas
Questão teórica para responder com a ajuda do simulador * Observe que em alguns momentos existem processos no estado de pronto, porém nenhum em estado de execução. Explique o porquê dessa situação. * Os processos só executam um por vez, antes de o próximo processo ser executado o processo atual precisa mudar seu estado para Pronto. O processo seguinte não passa a executar imediatamente por que é necessário ocorrer uma mudança de contexto, onde o processo atual tem seus registradores salvos e o