Química
O princípio da destilação à vapor baseia-se no fato de que a pressão total de vapor de uma mistura de líquidos imiscíveis é igual a soma da pressão de vapor dos componentes puros individuais. A pressão total de vapor da mistura torna-se igual a pressão atmosférica (e a mistura ferve) numa temperatura menor que o ponto de ebulição de qualquer um dos componentes.
Para dois líquidos imiscíveis A e B:
Ptotal = PoA + PoB onde PoAe PoB são as pressões de vapor dos componentes puros. Quando dois líquidos imiscíveis se misturam para formar uma mistura heterogênea as pressões de vapor são independentes uma da outra como indicado na Equação. Neste caso as frações molares não aparecem na equação, pois os líquidos não são miscíveis.
Note que este comportamento é diferente daquele observado para líquidos miscíveis, onde a pressão total de vapor é a soma das pressões de vapor parciais dos componentes.
Para dois líquidos miscíveis A e B:
Lei de Raoult: Ptotal= XA PoA + XB PoB onde XAPoA e XBPoB correspondem às pressões parciais de vapor. Neste caso a pressão total acima de um líquido homogêneo depende das pressões de vapor de ambos os líquidos e de suas frações molares.
Uma mistura de dois líquidos imiscíveis entra em ebulição a uma temperatura mais baixa do que os pontos de ebulição dos componentes individuais. Este comportamento pode ser explicado do mesmo modo que para os azeótropos de mínimo. Devido à incompatibilidade dos dois líquidos a pressão de vapor combinada é mais alta que aquela prevista através da lei de Raoult resultando