Sorvete
A Tennessee Valley Authority TVA, criada em 1933 pelo governo Roosevelt foi uma das primeiras experiências em planejamento estratégico regional, foi uma das medidas do conhecido New Deal, que tinha como objetivo a recuperação da economia norte americana devido á crise de 1929.
O objetivo da TVA era valorizar o Vale do Tennessee, construção de barragens elétricas, facilitando a irrigação das terras e garantindo o desenvolvimento regional do Sul dos Estados Unidos.
Vale lembrar que o TVA não foi a única medida criada para recuperar a economia norte americana, muitos outros foram criados, como o Civilian Conservation Corps (CCC) que era conduzido por militares e empregaria 250 mil pessoas para trabalhar nas estradas, parques e florestas; o Agricultural Adjustment Act (AAA), para tentar conter a crise agrícola, o problema da superprodução e ajustando os preços para auxiliar os fazendeiros.
Os objetivos iniciais do governo com a criação do TVA era melhorar a navegação e controlar as inundações do Rio Tennessee com a criação de barragens, centrais hidroelétricas, modernização da agricultura, e um melhor desenvolvimento das regiões afetadas.
Em 1933 o presidente Roosevelt criou a lei que instituía a autarquia do rio Tennessee, assim foi criada a TVA, o mais arrojado dos esforços do programa New Deal. O TVA não tinha nada de absolutamente inovador, mas o que havia de mais inédito era que dessa vez um único órgão deveria projetar e construir represas, adquirir terras, construir as linhas de energia e vender a energia produzida, e não mais uma dezena de órgãos como era feito anteriormente.
Outra característica