soroco
Graduação: Enfermagem
Disciplina: Metodologia Cientifica
Turma:3° Semestre
Professor: Estevão Fichamento
Rosa, João Guimarães. As primeiras estórias: Sorôco, sua Mãe, sua filha. In ficção completa. V2. Rio de Janeiro: Nova Aguiar. 1994, 1192p.
Objetivo do autor: Ao escrever Sorôco, sua Mãe, sua filha, Guimarães Rosa teve a intenção de mostrar a cultura do povo sertanejo, o modo de viver, simples e ao mesmo tempo solidário, mostra também o desespero de Sorôco em perder sua família tomada pela loucura.
Principais idéias: As principais idéias de Guimarães Rosa foi primeiramente mostrar o povo sertanejo como um povo solidário a dor de Sorôco, essa cantiga representa a união.
Resumo:O conto se passa em um vago que seria levado pelo trem do sertão. Toda a populução sabia que ele levava duas mulheres, para longe, para sempre: a mãe e a filha de Sorôco. A mãe de Soroco era de idade. A filha ele só tinha aquela. Soroco era viúvo. Homem simples e rude, vivia om sua mãe e sua filha. Mãe e filha eram loucas. Soroco tentou ficar com as duas ao seu lado, mas não foi possível. Tomou a decisão mais difícil de sua existência: interná-las. O governo mandaria o trem para levá-las para Barbacena, longe. Sorôco deveria encaminhá-las á estação, pois “o trem do sertão passava ás 12:45” Sorôco seguiu para a estação acompanhado as duas, uma de cada lado. O povo esperava, protegendo-se do sol. Ele vestia a sua melhor roupa para a despedida, que a população acompanhava com pesar _ “Todos diziam a ele seus respeitos, de dó.” Diziam palavras que tentavam consolá-lo e ele muito humilde respondia: “Deus vos pague essa despesa... “Todos compreendiam a atitude de Sorôco, pois noa havia outro jeito. Porém todos pensavam que a partida delas seria bom para ele, visti não haver cura para a doença e também pelo fato de elas terem piorado nos últimos 2 anos a ponto de Sorôco pedir ajuda médica